sábado, 8 de dezembro de 2012

Decore sua casa com objetos artesanais natalinos e luzes pisca-piscas

Especialistas indicam como inovar e deixar o lar estiloso nessa época


Decore sua casa com objetos artesanais natalinos e luzes pisca-piscas title=

Com a chegada das festas de fim de ano, é essencial entrar no clima e deixar a casa, o apartamento ou a fazenda decorados de acordo com as tendências natalinas: cores como o vermelho, verde, dourado, prateado e objetos com significados dessa importante data religiosa, como a árvore, guirlandas, luzes coloridas, anjos, sinos, estrelas, entre outros.

Não há regras. Basta usar a criatividade. São vários os itens que podem deixar a sua casa ainda mais bonita e no espírito natalino. Investir nos simbólicos é o que quase toda família faz. Sobre os cômodos que devem ser enfeitados, também varia de acordo com o gosto de cada um. O ideal é colocar alguns objetos na sala de estar, de TV, na cozinha, no lavabo e no hall de entrada, se houver. Esses são os ambientes que, provavelmente, sua família e amigos estarão reunidos. Os itens vão desde objetos de pelúcia, botas de pano, toalhinhas de mão, até a tão famosa árvore de Natal, completamente enfeitada com presentes, bolas, cartões e outros.
Além dos mais diversos que estão disponíveis em lojas de decoração, há, ainda, os objetos artesanais, feitos à mão e individualmente. “A By Malleh confecciona guirlandas, enfeites de mesa e para árvores de Natal, como Papai Noel, anjos, sinos, estrelas e bolas coloridas. Os produtos de tecido são feitos de material antialérgico importado e trabalhados artesanalmente um a um com muito cuidado e carinho”, descreve a artesã, artista plástica e psicopedagoga Marcia Mariah, responsável pela elaboração das peças decorativas.
Decorar a casa com luzes faz parte dessa tradição. Os tão famosos pisca-piscas nunca saem de moda. Eles estão na maioria das residências, seja em seu exterior, na parte interna, na árvore de Natal e até nas cidades, iluminando ainda mais as ruas e deixando o ambiente mais bonito. A arquiteta da Doutor Resolve, Lígia Franco, dá algumas dicas sobre como inovar com a iluminação dos pisca-piscas, além de reforçar a importância sobre os cuidados essenciais com relação à rede elétrica. “Janelas iluminadas dão um ar natalino simples e charmoso ao ambiente, tanto instaladas internamente quanto do lado de fora. Suspender alguns fios de luz na parte de cima da porta e deixá-los pendurados também é uma boa ideia. O impacto à noite cria um efeito lindo”, diz Lígia. Outra dica dada pela arquiteta é colocar o pisca-pisca de forma desordenada dentro de um pote de vidro vazio. Assim é possível criar um peso de porta, enfeite de mesa e até mesmo pontos de luz em corredores.
Faça sua árvore de Natal com pisca-piscas
“Para sair do tradicional, é possível fazer a própria árvore com as luzes do pisca-pisca. Utilizando fita dupla-face, é só fixar o fio na parede em formato de ziguezague para criar a silhueta da árvore. Um jeito criativo de decorar a parede para a época”, indica.
Cuidados com a eletricidade
O que a arquiteta alerta é em relação à não exposição dos fios. “Decorações no jardim são lindas, mas os tradicionais pisca-piscas não são a melhor opção. A exposição à chuva e ao calor podem danificar os fios. Existem modelos de luzes com fios impermeáveis que garantem o melhor funcionamento e segurança”, conta. Quando for aproveitar os pisca-piscas de anos anteriores, é preciso analisar os fios para não ter perigo. “O mau funcionamento dos pisca-piscas, por excesso de carga ou projeto inadequado, pode acarretar sobreaquecimento, curto-circuito na instalação elétrica e até mesmo um princípio de incêndio no ambiente. Por isso devem-se manter as instalações longe de materiais infláveis, cortinas ou sofás, pois no caso de um incidente, esses materiais se tornam combustíveis para o fogo”, alerta. Ela também recomenda desligar as luzes dos pisca-piscas durante a noite para garantir a segurança e evitar um aumento nos gastos com energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário